Stout

O estilo Stout surgiu na Irlanda, no começo do século XIX, quando o cervejeiro Arthut Guinness, na tentativa de fazer uma Porter, Adicionou cevada torrada na mistura, criando uma cerveja seca e tostada. E dessa maneira a Guinness iniciou sua conquista do mundo!


A cerveja Stout possui uma série de variações do estilo, como: American Stout, Dry Stout, Foreign Extra Stout, Oatmeal Stout, Russian Imperial Stout e Sweet Stout.

Um fato interessante de se contar, é que a Russian Imperial Stout recebeu esse nome por fatores históricos. A cerveja produzida na Inglaterra com mais lúpulo e mais álcool, para suportar longas viagens, seria vendida para países balticos e a Rússia. Porém, recebeu o nome Imperial por ter sido fornecida a Czarina Catarina, a Grande.

No geral, a Stout apresenta coloração de marrom a preta, espuma beje persistente, aromas de torrado, café e chocolate, corpo médio e baixa carbonatação e amarga com sabores intensos de tostado e café.

Bibliografia: O Livro da Cerveja, 1001 Cervejas para beber antes de morrer, e várias conversas de bar.

Lager

Talvez nem todos saibam ao que se refere o nome "lager". Pois saibam que o estilo de cerveja mais consumido no mundo, o Pilsen, pertence a família Lager!

Em alemão, a palavra lager significa "guardar", e refere-se ao "lagering" - processo descoberto acidentalmente por cervejeiros bávaros medievais, depois que começaram a guardar suas cervejas em cavernas frias durante o inverno.

A cerveja pilsen foi a primeira lager clara/dourada, tal como conhecemos nos dias de hoje. Surgiu em 1842, na cidade de Plzen na República Tcheca.



As lagers diferem das ales pelo processo de fermentação. As leveduras utilizadas em lagers fermentam a bebida em temperaturas mais baixas, em torno de 10-12ºC, são chamadas leveduras de baixa fermentação. Devido as diferenças como fermento e temperatura durante a produção, as cervejas lagers apresentam características de aroma e sabor distintas das cervejas ales.

Dentre os estilos pertencentes a família lager estão: pilsen, märzen, dunkel, Oktoberfest, helles, keller, schwarzbier, bock, Dortmunds, Munich, dentre outros.

Bibliografia: O Livro da Cerveja, 1001 Cervejas para beber antes de morrer.

Kölsch

Já bebeu uma cerveja Kölsch? Sabe diferenciar? Sabe o que é?

O estilo Kölsh nasceu na região de Colonia na Alemanha, e só as cervejas produzidas lá podem ser chamadas de Kölsh, outras produções externas devem ser chamadas de "estilo kölsch".

As Kölsch podem enganar bebedores despreparados devido à cor clara de uma pilsen, mas não se engane, esse estilo é uma ale legítima! Apesar da cor, ela é preparada com cevada e trigo, e levedura de alta fermentação.


A Kölsch não é uma cerveja muito forte. De cor clara e aroma escasso, no paladar com sutis notas de malte, bagas, um leve adocicado e final seco. Geralmente o estilo recebe uma quantidade generosa de lúpulo de sabor, o que causa um final de degustação limpo, adstringente e com amargor aparente, porém muito refrescante e fácil de beber.

Existem representantes brasileiras desse estilo, porém a de mais fácil acesso é a Eisenbahn  Kölsch!

Bibliografia: O Livro da Cerveja, 1001 Cervejas para beber antes de morrer.